Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 19 de abril de 2011

As novas tecnologias desafiando os educadores e modificando o processo de ensino-aprendizagem

(textos de Moran e Sáez)

O desafio dos educadores na atualidade é buscar maneiras de implementar o processo de ensino-aprendizagem utilizando as novas tecnologias. As mídias existentes anteriormente, como a televisão, foram introduzidas nas salas de aula de forma inadequada. Pouco contribuindo para as mudanças educacionais almejadas. Os avanços tecnológicos possibilitaram ampliar o campo de aprendizado. É possível aprender em espaços distintos e de forma diversificada. As redes de comuniação social ampliaram a dinâmica das salas e do ensino ministrado. Hoje o professor precisa administrar ensinos à distância, mesclados a atividades presenciais, dinamizando sua rotina educacional. Toda infraestrutura que as novas tecnológias trazem devem possibilitar uma mudança na postura dos educadores. O professor deixa de ministrar “conteúdos mastigados” e passa a organizar todas as inúmeras informações trazidas pelo educando.
(Síntese do texto produzido por Michele Barros)

Um comentário:

  1. Experiências práticas do bom uso da tecnologia na educação têm demonstrado não só os benefícios para os alunos como também para os professores, que se sentem atualizados e confiantes em seu novo papel.

    ResponderExcluir