Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

As Pirâmides do Egito

 

Pirâmides do Egito: tudo sobre os principais monumentos do país 


As pirâmides do Egito estão entre os principais motivos para que turistas de todo canto do mundo coloquem o país africano no roteiro de viagens.

Muitas pessoas, porém, podem se surpreender ao descobrir que elas não se restringem às famosas Queóps, Quéfren e Miquerinos, que ocupam o complexo de Gizé. Em todo o país há mais de uma centena desses impressionantes monumentos históricos.

O que são as pirâmides? Como elas foram construídas, o que há dentro delas? Descubra a resposta para as maiores dúvidas neste post sobre as “jóias” do Egito. 



Pirâmides do Egito: história e curiosidades 

É bem provável que as pirâmides façam parte do roteiro de nove em cada 10 pessoas com viagem para o Egito marcada — exagerando um pouquinho, podemos dizer que estão em todos os roteiros.

Não é por menos, afinal estamos falando dos grandes símbolos do país em todo o mundo.

Assim como a Torre Eiffel está para a França ou o Cristo Redentor está para o Brasil, as pirâmides representam o Egito internacionalmente.

Só que elas também simbolizam o glorioso passado de uma das mais notáveis civilizações da Antiguidade. As pirâmides egípcias traduzem, ao mesmo tempo, o enriquecimento, o poder, a fé e a inteligência dos egípcios.

Não acha possível tudo isso? Então este post é para você entender o que são essas imponentes construções e ter ainda mais vontade de vê-las bem de perto.

O que são as pirâmides do Egito?

As pirâmides egípcias são estruturas construídas há mais de 4.500 anos onde eram sepultados os faraós, os reis do Egito Antigo.

Feitas de enormes blocos de pedra, que pesavam, em média, mais de 2 toneladas, elas abrigavam em seu interior câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes, galerias e passagens falsas. 

Por trás de toda essa arquitetura há uma explicação: como os faraós eram “enterrados” com suas riquezas, os locais eram alvos fáceis de ladrões e saqueadores, por isso a intenção era dificultar ao máximo que eles encontrassem o caminho até os sarcófagos. 

Pirâmides eram vistas como símbolo da prosperidade econômica da civilização egípcia por se tratarem de construções grandiosas e modernas para a época.

Ao mesmo tempo, elas representavam o poder dos faraós e a fé que o povo tinha nesses representantes. Além de líderes políticos, eles eram cultuados como filhos de deuses, o que explica a importância religiosa dos faraós para os egípcios.  

Quantas são?

Quando falamos em pirâmides do Egito, a imagem clássica que vem à cabeça é a das Pirâmides de Gizé imponentes perto de outras pirâmides menores.

Bom, se você acha que são elas as únicas pirâmides presentes no país, é hora de saber que esse número é bem maior.

Ao menos 123 pirâmides foram conhecidas e catalogadas até 2008, ano em que aconteceu a última descoberta — sem contarmos as ruínas do que foram, um dia, pirâmides.

Vale ressaltar que nem todas elas apresentam bom estado de conservação, como Gizé, mas ainda assim são parte importante da história egípcia e podem ser vistas por quem viaja pelo Egito.  

Quem as construiu?

Difícil é não ficar imaginando quem construiu as pirâmides do Egito, mas também a forma como elas foram construídas.

Embora no passado esse trabalho tenha sido associado a obras alienígenas, a versão melhor aceita é de que as pirâmides são obras de trabalhadores livres, a maioria deles camponeses.

Nos períodos de cheia do Rio Nilo, os camponeses da região trabalhavam em obras públicas em troca de alimento e cuidados médicos, mas também em devoção aos faraós.

Ok, mas além de saber quem são os responsáveis, como foram construídas as pirâmides do Egito?

Esta sim é uma questão intrigante! O que cientistas e pesquisadores tratam como fato, com base em descobertas arqueológicas, é que os egípcios utilizam trenós de madeira para mover os enormes blocos de pedra — a mais pesada de Quéops tem 6 toneladas!

Para mover os trenós, eram utilizadas cordas, troncos, um sistema de alavancagem (os egípcios tinham conhecimentos avançados para a época) e até a água.

O Egito está entre os destinos turísticos do continente africano mais procurados pelos viajantes por suas construções incríveis, cidades históricas e por ser uma viagem barata.

Para conhecer o país, o seguro viagem não é obrigatório, porém deve ser visto como um dos itens essenciais para o seu passeio.

Lembre-se que você estará longe de casa e em um país de cultura bem diferente da nossa. E diante de situações inesperadas, como problemas médicos ou dentários, acidentes, perda de documentos, o seguro vai oferecer a assistência necessária nesses momentos.

Viaje com mais proteção com a ajuda do Seguros Promo. Acesse a nossa plataforma, compare os melhores seguros do mercado e contrate as assistências que você precisa para aproveitar as belezas do Egito pelos menores preços.

Qual é a função das pirâmides do Egito?

As pirâmides eram construídas para servirem de túmulo dos faraós do Egito Antigo.

Mas eles não eram os únicos: familiares, entre eles cônjuges, filhos e mães, sacerdotes e os funcionários de um faraó também eram sepultados nas impressionantes construções.

Isso explica, inclusive, o porquê do formato das obras faraônicas. Eles acreditavam que a estrutura apontando para o céu facilitava a ascensão do faraó ao céu, onde ele seria acolhido pela divindade Rá, após a morte.

A altura dos monumentos também se explica pela crença, pois quanto mais alto, mais próximo ele estaria do céu.

Embora essa seja a finalidade, outras teorias foram usadas ao tentar explicar para que serviam as pirâmides do Egito. Elas já foram ligadas a locais de refúgio e estoque de alimentos, mas nenhuma dessas hipóteses vingou.

O que tem dentro das pirâmides hoje em dia?

No imaginário, a ideia de que as pirâmides egípcias guardam os sarcófagos com corpos mumificados dos faraós e suas riquezas deve ser um grande atrativo para conhecê-las.

Mas, infelizmente, é bom tomar um pouquinho de cuidado com toda essa empolgação. 

Nem múmias, nem tesouros serão vistos por quem visita a parte interna das pirâmides. Como dissemos, elas sofreram com constantes saques de ladrões, atraídos pelas riquezas que eram enterradas junto aos faraós.

Só que isso não deve diminuir o interesse, pelo contrário. É possível ver bem de perto a arquitetura planejada das pirâmides e as salas construídas para abrigar os reis egípcios.

Fora isso, você estará dentro de alguns dos monumentos mais importantes de toda a história, ou seja, o passeio continua valendo a pena (e muito!).  

Este artigo foi tirado do site: https://www.segurospromo.com.br/blog/piramides-do-egito

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário