Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

vietnã e sua história

O Vietnã é um país asiático que já foi dividido em duas partes: o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, formados em 1954. Depois da longa Guerra do Vietnã, elas se reuniram em 1976. Hanói é a capital do Vietnã. O país tem 90.623.000 habitantes (estimativa de 2014) e área de 331.212 km2.
Geografia
O Vietnã é um país comprido e estreito, situado no sudeste da Ásia. Ele faz fronteira com a China, o Laos e o Camboja. Além disso, tem uma costa extensa, que dá para o mar da China Meridional (a leste e ao sul), para o golfo de Tonquim (a nordeste) e para o golfo da Tailândia (a sudoeste).
As montanhas ocupam dois terços do país, principalmente no norte. No nordeste, o rio Vermelho forma um delta no golfo de Tonquim. O rio Mekong forma um delta ainda maior no sul.
O Vietnã tem clima quente e chuvoso. Às vezes ocorrem tufões (nome dado aos ciclones tropicais no Extremo Oriente) durante as épocas mais quentes.
Flora e fauna
Florestas de carvalho, faia, castanheiropinheiro, teca e ébano cobrem um terço do país. O bambu cresce em vários lugares. Ao longo da costa existem muitos mangues.
As florestas vietnamitas são habitadas por cervoselefantestigresleopardosursos e macacos. Outros animais típicos do país são crocodilosjavalischacaislontrasgambás e esquilos-voadores.
População
A maior parte da população é vietnamita. Existem outros grupos étnicos, como os chineses e os hmongs, no norte. No sul, encontram-se khmers (ou cambojanos) e chams. Há ainda outras pequenas etnias que vivem nas montanhas.
A principal língua do país é o vietnamita. Muitas pessoas falam também chinês, khmer, inglês, francês ou idiomas locais. O budismo é a principal religião, mas práticas religiosas originais do próprio Vietnã e o cristianismo também estão presentes. A maior parte da população mora em zonas rurais e em aldeias nas regiões dos deltas.
Economia
Os trabalhadores vietnamitas são camponeses em sua maioria. O arroz é o produto agrícola mais importante do país. Também são cultivados a mandioca, o milho, a batata-doce, o amendoim, o café, o chá, a cana-de-açúcar e a borracha (proveniente da seringueira). Há criações de patosporcosvacas e búfalos. A pesca e a exploração da madeira também são atividades importantes.
A indústria do Vietnã fabrica alimentos, roupassapatoscimento, produtos químicos, aço e aparelhos eletrônicos. O país produz ainda carvãopetróleo e outros minerais.
História
Os primeiros vietnamitas viviam em um reino chamado Nam Viet, que começou em 207 a.C. Logo, a China conquistou o Nam Viet e dominou a região por muito tempo. Os vietnamitas só obtiveram independência da China no ano 939.
Domínio francês e a Guerra da Indochina
Os franceses invadiram a região em 1859 e, em 1883, se apossaram de todo o país. Mais tarde, a França uniu o Vietnã, o Camboja e o Laos em um único território chamado Indochina Francesa.
Depois da Segunda Guerra Mundial, um grupo comunista conhecido como Viet Minh, fundado pelo líder revolucionário Ho Chi Minh, dominou o norte do Vietnã. Em 1946 começou a Guerra da Indochina, travada entre esse grupo e as forças de ocupação francesas. O Viet Minh venceu o conflito em 1954.
Guerra do Vietnã
O Vietnã foi então dividido em duas partes: o Vietnã do Norte, de governo comunista, e o Vietnã do Sul, com um governo pró-ocidental.
Em 1956, uma tentativa de reunificação faliu, e um grupo rebelde chamado Viet Cong começou a lutar contra o governo do Vietnã do Sul, com o apoio do Vietnã do Norte. Apoiando o Vietnã do Sul, em 1965, os Estados Unidos começaram a bombardear o Vietnã do Norte e a enviar soldados para o Vietnã do Sul. Entretanto, os Estados Unidos não conseguiram derrotar os comunistas e abandonaram o conflito em 1973. A guerra terminou quando as forças comunistas dominaram o Vietnã do Sul, em 1975.
História recente
O Vietnã do Norte e o do Sul se unificaram em 1976. Dois anos depois, o Vietnã invadiu o Camboja. Esse ataque estremeceu as relações diplomáticas com a China e outros países. As tropas vietnamitas só saíram do Camboja em 1989. A partir de então, as relações do Vietnã com os demais países começaram a melhorar. Com a liberação econômica promovida na década de 1990, o país passou a se desenvolver rapidamente. Em 1994, os vietnamitas restabeleceram relações diplomáticas com os norte-americanos.
Fonte:

·         Estilo ABNT:
Vietnã. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2017. Web,
2017. Disponível em: <
http://escola.britannica.com.br/article/482803/Vietna>. Acesso em:
10 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário