Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DIFERENÇA ENTRE REINO UNIDO E GRÃ-BRETANHA.

DIFERENÇA ENTRE REINO UNIDO E GRÃ-BRETANHA.
INGLATERRA
É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido (veja a seguir). No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!
GRÃ-BRETANHA
É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. O termo "Grã-Bretanha" muitas vezes é usado como sinônimo de "Reino Unido" - o que não é inteiramente correto, pois um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha.
BRETANHA
O nome deriva da grande ilha onde fica a Inglaterra, mas, quando alguém menciona apenas "Bretanha", está se referindo não a um território inglês, mas a uma região na França. A província da Bretanha é a maior área costeira francesa e tem como capital a cidade de Rennes. Por volta do século 6, essa região foi invadida por habitantes da atual Grã-Bretanha, os bretões, dando origem ao nome em comum.
REINO UNIDO
É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde.
ILHAS BRITÂNICAS
É um arquipélago formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda - onde ficam dois países, a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda, também chamada de Eire (um Estado independente). Além das duas "grandalhonas", fazem parte desse arquipélago milhares de ilhas menores, como as Órcades, Shetland, Hébridas, Man e ilhas do Canal (como Jersey).
Texto elaborado por Danilo Cezar Cabral
Fonte: Revista Mundo Estranho.
Outro texto sobre o tema para tirar outras dúvidas:

Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha

Apesar de frequentemente utilizadas como sinônimos, as expressões Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha possuem diferenças.

Bandeira da Inglaterra, que representa toda a Grã-Bretanha e todo o Reino Unido.

Diversas vezes, em jornais, programas televisivos e em livros didáticos, deparamo-nos com as expressões Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra e não temos a menor ideia da diferença entre elas. Em muitos casos, essas palavras são utilizadas como sinônimas, porém nem sempre isso é verdade. Veja o que significa cada expressão:
Grã-Bretanha: São duas ilhas da Europa que abrigam Inglaterra, Escócia e País de Gales. É uma união entre três países que são administrados por um mesmo governo e possui uma área de 244.820 km².
Reino Unido: É a Grã-Bretanha somada à Irlanda. É a totalidade do reino liderado pela Inglaterra e que tem a família real inglesa como chefe de estado e o primeiro-ministro inglês como líder de governo. A Irlanda ainda é governada pela Inglaterra, porém é encarada como um Estado independente, Eire.
Inglaterra: É o principal país do Reino Unido, tendo Londres como capital, local onde se encontram a família real e a sede administrativa do governo.
Portanto, a Inglaterra faz parte da Grã-Bretanha, que faz parte do Reino Unido.
Texto elaborado por Rodolfo Alves Pena - Graduado em Geografia
Fonte: www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário