Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prefeito de São Paulo anuncia mudanças significativas na rede municipal de ensino.

Entendo que já estava na hora de ocorrer mudanças, pois não dar para admitir alunos completamente desinteressados com o ensino, desrespeitando professores e no final ainda são agraciados com avanço para próxima série sem muitas vezes fazer por merecer.
A família também tem que participar, assim, com a medida de enviar os boletins para casa quem sabe alguns pais possam participar mais da vida escolar de seus filhos e exigir mais.
O que o Prefeito não pode esquecer é do investimento no professor, pois este é a peça chave da engrenagem.
Contratar mais professores, salário digno, valorização aos bons profissionais e exigir a diminuição de faltas daqueles que não estão compromissados com a educação.
Vamos acreditar!
Segue abaixo as propostas do prefeito.

Entre novidades anunciadas por Haddad para a rede municipal estão o retorno de exigências antigas, como provas bimestrais e mais possibilidades de repetência
Os alunos da rede municipal de ensino fundamental de São Paulo passarão a ter provas bimestrais obrigatórias, pelas quais receberão notas de zero a 10, e seus pais vão receber boletins em casa com o seu desempenho a partir do próximo ano. Além disso, aqueles que não obtiverem resultado satisfatório nas avaliações terão que passar por recuperação no contraturno e até nas férias. Essas exigências, tradicionais nas escolas no passado, fazem parte de uma série de medidas integrantes do plano Mais Educação, apresentadas como novas pelo prefeito Fernando Haddad para melhorar a qualidade da rede escolar da cidade.
“O objetivo é aumentar a exposição de toda a cidade à educação”, afirmou o prefeito a jornalistas na quarta-feira.
Na reorganização do ensino fundamental que Haddad anuncia nesta quinta-feira, a prefeitura vai alterar os ciclos e aumentar a possibilidade de repetência. Atualmente, os alunos podem ficar retidos apenas no 5º ano e no 9º ano. Na nova configuração, haverá três ciclos: de alfabetização (1º ao 3º ano), interdisciplinar (4º ao 6º ano) e autoral (7º ao 9º ano). Ao final do primeiro, segundo e na 7ª, 8ª e 9ª série do terceiro ciclo, aqueles que não aprenderam o mínimo que deveriam podem ser obrigados a repetir de ano.
“Com isso, você resgata alguns marcos para dar referências para o professor e o aluno daquilo que precisa ser compreendido e assimilado até aquele momento. E referências são importantes”, explica Haddad.
Mas o prefeito promete que várias ações serão implantadas para evitar que os alunos cheguem ao final dos ciclos sem terem aprendido o necessário. No primeiro deles, o objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, meta estabelecida também pelo Ministério da Educação através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
No segundo, o aluno passa a ter mais disciplinas, com um professor âncora até o sexto ano, não mais só até o quinto, e outros docentes que orientarão o desenvolvimento de projetos. Segundo Haddad, isso deve diluir o choque da mudança entre o universo do “único professor para o universo de vários professores”, que normalmente ocorre no quinto ano.
E finalmente, no último, o autoral, o aluno passa ater docentes especialistas para todas as disciplinas e terá a possibilidade de fazer dependência de algumas delas, sem precisar passar pela repetência.
Embora o número de anos em que pode haver retenção tenha sido ampliado de dois para cinco, a prefeitura acredita que as novas exigências, como provas bimestrais com nota, lição de casa obrigatória e recuperação, tanto no contraturno como nas férias, farão com que menos alunos deixem de seguir o fluxo escolar.
Além de mudanças na organização curricular e de avaliação, o plano Mais Educação inclui promessas de construção de creches , escolas de ensino infantil e 20 novos CEUs (Centro de Educação Unificado), que também se transformarão em pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para oferecer cursos de graduação, especialização e mestrado a distância para professores.
Fonte: Último Segundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário