Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Telefone Vermelho durante a Guerra Fria.

O famoso Telefone Vermelho durante a Guerra Fria existiu?

O telefone vermelho, ficou conhecido na história como um dos símbolos da Guerra Fria, era através dele que os presidentes Kennedy (EUA) e Nikita Khruchtchev (URSS), mantinham uma comunicação direta. Era um acordo entre os dois governos com a finalidade de evitar que as duas potências se confrontassem em uma guerra nuclear.
Depois da crise dos mísseis Cubanos, que ocorreu em outubro de 1962 e quase provocou uma guerra nuclear, os governos dos Estados Unidos e União Soviética decidiram melhorar a comunicação para evitar um novo conflito mundial.
O aparelho foi implementado em agosto de 1963. O detalhe mais curioso é que não era um telefone e sim um teletipo, ou seja, uma máquina parecida com uma máquina de escrever eletromecânica conectada a uma linha telefônica, nem tão pouco era vermelho.

Hoje, como sabemos, com as novas invenções, o famoso aparelho foi substituído por tecnologias mais modernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário