Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sábado, 23 de junho de 2012

Números Romanos.



Vamos aprender um pouco sobre algarismo romano?
Como descobrir o século que pertence um determinado ano?
Primeiro passo: Se o ano termina em 00, devemos cortar os dois zeros e vamos obter o século que você quer saber. Depois, basta escrever o número em algarismo romano.
Exemplo: 1300  (corta 00)  =  século XIII
Segundo passo: Se o ano não termina em 00, então devemos cortar os dois últimos algarismos do ano, soma-se 1 ao número que restou e tem-se, assim, o século que queremos saber. Vamos ao exemplo?
1789  (corta 89)  =  17+1= 18  portanto século XVIII
Agora se pretendermos saber quais anos fazem parte de um século, devemos seguir os passos abaixo:
Primeiro passo: ano inicial de um século: Devemos subtrair uma unidade do século e acrescentarmos os algarismo 01 na frente do resultado da subtração.
Exemplo: século XIX   =   19 -  1  =  18  (acrescenta 01)  =   1801.
Portanto o ano inicial do século XIX é 1801.
Agora para sabermos o ano final de um século: Devemos acrescentar  00 ao número do século.
Exemplo: século XIX   =   19  (acrescenta 00)  =  1900. Portanto o ano final do século XIX é 1900.
Agora vamos ver o que significa as denominações utilizadas no estudo de história tais como:
Milênio, geração, idade, época, período, século, etapa e fase.

Cem anos constituem um século. O primeiro século depois de Cristo começa com o nascimento de Cristo e vai até o ano 100. De 101 a 200 é o século II.
Basta somar uma unidade à centena de um ano para saber a qual século o ano pertence. Assim: 1987 – século XX ( 19+ 1 = 20);  1456 – século XV ( 14+1 = 15)
O mesmo acontece se quisermos contar os séculos antes de Cristo:   765 a. C. corresponde ao século VIII e não IX;  1900 é século XIX e não XX;  1500 é XV e não XVI.

Dez séculos ou 1000 anos formam um milênio.

Um período de 25 a 30 anos corresponde a uma geração, porque abrange o período em que os indivíduos passam a constituir família e a gerar filhos. Portanto um século engloba quatro gerações.

Idade é um período ou um espaço de tempo considerável durante o qual ocorrem fatos mais ou menos notáveis (Idade Média, Idade do Bronze, Idade do Ferro etc.)

Época é um período de tempo cujo começo é marcado por um fato importante de ordem física ou moral (época do Dilúvio, época do Renascimento) ou por um acontecimento notável que se toma para origem de uma era ou para estabelecer divisões no estudo dos diversos períodos ( a época de Péricles, a época de Napoleão, a época de Augusto); pode ser ainda o espaço de tempo que medeia entre duas eras ou acontecimentos notáveis ( a época das Bandeiras, a época das Cruzadas).

Período é o espaço de tempo decorrido entre dois acontecimentos ou entre duas datas; determinado número de anos que serve para medir o tempo de modo diverso para cada nação (o período tinita, o período ático); ou mesmo um período de tempo indeterminado (aquele período conturbado da vida política ateniense).

Etapa é a parte de um processo que se realiza de um só fôlego, sem parar, completando um estágio.

Fase é um estado transitório, menor do que a etapa ou período, Também é o espaço de tempo entre duas épocas ou acontecimentos.

Fonte: História Antiga e Medieval – José Jobson de A. Arruda.
Quer saber um pouco mais sobre algarismos romanos, siga o site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário