Sáez vai dizer que no atual contexto social é importante para se ter uma visão integral o tripé: Tecnologia, Informação e Sistema Social.
Inclusive faz uma analogia entre a importância da Internet para nossa sociedade, e o relógio para a sociedade fordista.
Tem uma análise marxista:
· Tecnofóbicos X Tecnofilica, onde a primeira é avessa a tecnologia, pois destrói a vida social, já os tecnofílicos tecem elogios, como progresso e felicidade.
· visão descontextualizada – vê a tecnologia separada dos processos econômicos e sociais, porém para ele essa visão é ingênua, pois não enxerga que os produtos e processo são ligados, portanto existe um diálogo das inovações e as aspirações sociais.
· visão instrumental – enxerga na tecnologia um instrumento que veio para facilitar, ou seja, um olhar capitalista, produção em menor tempo e melhor qualidade.
Moran possui uma visão crítica, para este autor as tecnologias estão trazendo desafios aos professores e para o ambiente escolar.
O professor tem que se adaptar, buscar conhecimento sobre as novas tecnologias e saber aproveitá-las em seu favor na aplicação do ensino-aprendizagem.
As universidades e escolas, por sua vez, necessitam propiciar aos professores salas de aulas, laboratórios, ambientes virtuais para que os docentes e discentes usufruam das novas ferramentas.
Assim, Moran entende que é Sine qua non os esforços político, econômico e cultural.
(David Pereira)
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