Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 12 de abril de 2011

Educadores! Não podemos ficar parados.

Sáez vai dizer que no atual contexto social é importante para se ter uma visão integral o tripé: Tecnologia, Informação e Sistema Social.

Inclusive faz uma analogia entre a importância da Internet para nossa sociedade, e o relógio para a sociedade fordista.

Tem uma análise marxista:

· Tecnofóbicos X Tecnofilica, onde a primeira é avessa a tecnologia, pois destrói a vida social, já os tecnofílicos tecem elogios, como progresso e felicidade.

· visão descontextualizada – vê a tecnologia separada dos processos econômicos e sociais, porém para ele essa visão é ingênua, pois não enxerga que os produtos e processo são ligados, portanto existe um diálogo das inovações e as aspirações sociais.

· visão instrumental – enxerga na tecnologia um instrumento que veio para facilitar, ou seja, um olhar capitalista, produção em menor tempo e melhor qualidade.

Moran possui uma visão crítica, para este autor as tecnologias estão trazendo desafios aos professores e para o ambiente escolar.

O professor tem que se adaptar, buscar conhecimento sobre as novas tecnologias e saber aproveitá-las em seu favor na aplicação do ensino-aprendizagem.

As universidades e escolas, por sua vez, necessitam propiciar aos professores salas de aulas, laboratórios, ambientes virtuais para que os docentes e discentes usufruam das novas ferramentas.

Assim, Moran entende que é Sine qua non os esforços político, econômico e cultural.


(David Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário