(textos de Moran e Sáez)
O desafio dos educadores na atualidade é buscar maneiras de implementar o processo de ensino-aprendizagem utilizando as novas tecnologias. As mídias existentes anteriormente, como a televisão, foram introduzidas nas salas de aula de forma inadequada. Pouco contribuindo para as mudanças educacionais almejadas. Os avanços tecnológicos possibilitaram ampliar o campo de aprendizado. É possível aprender em espaços distintos e de forma diversificada. As redes de comuniação social ampliaram a dinâmica das salas e do ensino ministrado. Hoje o professor precisa administrar ensinos à distância, mesclados a atividades presenciais, dinamizando sua rotina educacional. Toda infraestrutura que as novas tecnológias trazem devem possibilitar uma mudança na postura dos educadores. O professor deixa de ministrar “conteúdos mastigados” e passa a organizar todas as inúmeras informações trazidas pelo educando.
(Síntese do texto produzido por Michele Barros)
(Síntese do texto produzido por Michele Barros)
Experiências práticas do bom uso da tecnologia na educação têm demonstrado não só os benefícios para os alunos como também para os professores, que se sentem atualizados e confiantes em seu novo papel.
ResponderExcluir