Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

domingo, 20 de agosto de 2017

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Foram três aulas preparadas para a Turma da EMEF Guimarães Rosa
Aulas preparadas pelo professor David de História.

DIA 09 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS
1ª aula
Reconhecer a presença da cultura indígena no nosso dia a dia.
A inclusão da cultura indígena nos nomes de lugares. Ex: Bairro de Guaianases, A pessoa que nasce no Rio Grande do Norte é conhecido como Potiguar.
Nos alimentos: mandioca, angu, pipoca, tapioca etc.
Nos costumes: Rede de descanso e o hábito de tomar banho de rio.
Exprimir sentimentos: o uso da palavra jururu para que está triste.
Tinham nomes diferentes: na Austrália são conhecidos como aborígene, outras localidades como nativos e na maior parte da América são conhecidos como índios, como sabemos por um erro do navegador Cristóvão Colombo que durante as navegações chegou na América, porém pensava que tinha chegado na Índia.
Lembra para todos que só existe uma Raça entre os humanos e essa é a Raça Humana, sem diferenças e preconceitos, não existe o mais inteligente, o mais belo, ou seja, existe o diferente.
Não podemos falar de “ex-índio”, isto é, “índio aculturado” em contraposição a “índio selvagem”. Isso é muito usado pelo homem que quer dominar o outro ou muitas vezes se beneficiar com essa fala. Ex: latifundiários que querem ocupar terras indígenas.
As sociedades indígenas são múltiplas e diversas.
Ressaltar a importância do índio na história do Brasil.
Arariboia foi um chefe da tribo dos temiminós, grupo indígena tupi que habitava o litoral brasileiro no século XVI. Ajudou os portugueses na conquista da baía de Guanabara frente aos tamoios e franceses, em 1567.
Filipe Camarão (1591-1649) foi indígena brasileiro. Herói da Insurreição Pernambucana, "Capitão-Mor do índios", "Dom Filipe", "Cavaleiro da Ordem de Cristo" e "Fidalgo", títulos que recebeu do rei, por lutar na defesa do território brasileiro, contra o ataque dos inimigos.
Lembrar que os portuguesas não venceram os índios devido possuir melhores armas, ou por mais bravura e, sim devido a propagação de doenças que trouxeram da Europa.

Dança em tribo indígena

Índios caçando


2ª aula
Todos os grupos humanos estão em constante interação e mutação. (Explicar o significado dessas palavras).
Destacar a diversidade cultural de grandes povos da América. Ex: Os Astecas, os Maias, os Incas e o povo Tupi.
Explicar que embora na sociedade indígena havia divisão de trabalho entre os sexos, as mulheres ocupava em muitas delas uma posição hierárquica relevante na Amazônia. As principais divindades eram femininas e a linhagem era materna.
Sobre a diversidade de gêneros: A grande maioria das sociedades indígenas reconheciam mais de dois sexos. Ex: Homem masculino e o Homem feminino; A Mulher masculina e a Mulher feminina, pois entendiam possuir dois espíritos ou espírito duplo. Tinham muito respeito na sociedade, pois atendiam algumas necessidades da comunidade.
Indígena na História do Brasil. Como já foi citado os índios Arariboia e Poti, na expulsão dos franceses e holandeses em nosso território.
Ensinaram os caminhos dos sertões aos bandeirantes, portanto auxiliaram a formação do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas.


3ª aula
Antes da chegada dos portugueses, existiam aproximadamente de 3,5 a 5 milhões de índios no Brasil.
Segundo o IBGE, pesquisa realizada em 2012, existem 305 sociedades indígenas, falam 274 línguas e são aproximadamente 900 mil pessoas. A maior concentração ainda é o Estado do Amazonas, porém grande parte do território brasileiro ainda existe sociedades indígenas.
Hoje muitos ocupam cadeiras em Universidades, participam de manifestações políticas, realizam congressos indígenas, ocupam cargos nos poderes legislativo e executivo.
Existe a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) órgão responsável pela proteção e realização de pesquisas sobre a população indígena.
Existem 100 mil índios fora de aldeias residindo em centros urbanos, inclusive nossa São Paulo.
Tribos com maior número de integrantes: Ticuna, Guarani, Caingangue, Macuxi, Terrena, Guajajara, Xavante, Ianomâmi, Paxató e Potiguara.
Dia 19 de Abril é o Dia Nacional do Índio. Comemorado no Brasil.
Dia 09 de Agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas pela ONU.
Curiosidades: Eles não conheciam o Cavalo, o boi e a galinha antes dos portugueses chegarem por aqui.
Mitologia:
Iara - deusa dos Rios
Tupã – deus supremo
Jurupari – prejudica os humanos
Anhangá – o demônio
Curupira – Protetor das florestas e protegia os animais com filhotes.
Urubu – gostava do nascimento de menino.
Lagartixa – gostava do nascimento de menina.
Figuras de destaque de uma tribo:
Cacique é o chefe político que cuida dos negócios da tribo e em cada uma delas recebe denominações diferentes. Ex.: Os tupis o chamavam de moruxaua.
Pagé é um líder espiritual e curandeiro que tem uma importância fundamental nas tribos. Geralmente por ser mais velho, é também um homem dotado de conhecimento e da história da tribo. É ele que irá passar toda a cultura, costumes e história para as outras gerações. Sendo chamado de curandeiro em algumas tribos, ele que vai direcionar os rituais, ervas e plantas no trato de algumas doenças.
Fechamento das aulas:
“É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós”.
“Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea” – Majoí Gongora (Antropóloga).
Texto elaborado pelo Professor David / História – EMEF Guimarães Rosa.
Fonte: