Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

domingo, 1 de novembro de 2015

O IMPÉRIO BIZANTINO

O IMPÉRIO BIZANTINO

Um dos impérios mais importantes da história foi o Império Bizantino, que nasceu no século IV quando o Império Romano dava sinais da queda de seu poder, principalmente por conta das invasões bárbaras nas suas fronteiras. Diante de tantos problemas, o Imperador Constantino transferiu a capital do seu império para a cidade do Oriente, Bizâncio, a qual mais tarde passou a ser chamada de Constantinopla. Apesar de essa mudança significar a queda do poder no Ocidente, a localização do novo lugar facilitava bastante o comércio da região, já que ficava entre o Mar Negro e o Mar Mármara, o que favoreceu muito a restauração da cidade e chegou a transformá-la em uma Nova Roma.


Emblema do Império Bizantino. | Imagem: Reprodução

O governo de Justiniano
Mesmo com a bonança no comércio, o auge do Império só foi atingido durante o governo do Imperador Justiniano. Ele visava a reconquista do poder do Império Romano que havia sido perdido e acabou sendo um legislador que mandou as leis romanas serem compiladas desde a República até o Império. Justiniano também combateu as heresias, sempre buscando dar unidade ao cristianismo, afinal isso facilitaria a monarquia.
Divisão da sociedade do Império Bizantino
A sociedade bizantina era uma hierarquia. Confira a seguir a sua organização:
·         No topo encontrava-se o Imperador e sua família;
·         Logo abaixo, ficava a nobreza, que era formada pelos assessores do Imperador;
·         Em seguida, o alto clero, que era privilegiado com sua posição hierárquica;
·         Depois vinha a elite, que era composta de fazendeiros, comerciantes e donos de oficinas artesanais;
·         Havia uma camada média da sociedade formada por pequenos agricultores, baixo clero e trabalhadores de oficinas de artesanato;
·         A maior parte era formada pelos pobres camponeses que ganhavam pouco e tinham de pagar altas taxas de impostos.
Religião, crise e tomada de Constantinopla
Os caminhos religiosos do Império Bizantino eram os mesmos da sociedade romana, ou seja, o Cristianismo era a doutrina seguida. Era costume fazer várias manifestações artísticas representando Cristo e os santos para que os fiéis adorassem essas imagens, o que enriquecia os monges e os dava grande poder de manipulação sobre a sociedade. Todo esse poder incomodou o governo, que passou a proibir a veneração de imagens, com exceção da de Jesus, e a pena de morte foi decretada para aqueles que insistissem em adorar os objetos. Isso gerou uma pequena guerra civil conhecida como A Questão Iconoclasta.
Quando Justiniano veio a falecer, o Império Bizantino ficou a mercê de várias invasões que começaram a gerar muitos problemas para a capital, começando assim a sua queda. Com o passar do tempo, Constantinopla se encontrava ainda mais enfraquecida e o império acabou se dividindo em diferentes cidades feudais. A cidade teve sua queda definitiva no ano de 1453, após a invasão dos turcos.
CONSTANTINOPLA

Pintura do final do século XV, retratando o Cerco de Constantinopla. | Imagem: Reprodução
A posição geográfica – cercada por água e uma muralha que protegia de ataques – e a eficiência administrativa são, provavelmente, as razões que elevaram a Constantinopla ao posto de nova capital do Império Romano Oriental. Esta cidade e seu grande crescimento superaram Roma e logo ela transformou-se no centro comercial e urbano da Europa.

O Início

Não foi à toa que o Império Romano ou Império Bizantino (como veio a ser chamado posteriormente) “enxergou” potencial em Constantinopla. Esse território foi tomado pelo imperador romano Constantino I (o nome da cidade foi em sua homenagem) numa das expedições de seu exército, pois a futura Constantinopla oferecia presença no Império Romano e o controle de uma importante localização para o mundo antigo – ponto de encontro entre Europa e Ásia. Em 11 de maio de 330, Constantino a nomeou como capital do Império Romano, pois a cidade mostrava um crescimento e desenvolvimento enormes.
Informações Importantes
·         Também foi a capital do Império Latino (1204–1261), quando as forças da Quarta Cruzada a capturaram. Porém em 1261 voltou a ser capital do Império Bizantino.

·         Constantinopla conseguia conciliar perfeitamente os negócios e a religião. O seu comércio era tão grande quanto a fé de seu povo. Os bizantinos debatiam bastante sobre a Bíblia e religiões.
·         Durante seis séculos, as moedas bizantinas (solidus, semissis, tremissis, miliarense, siliqua, follis e nummus) foram as primeiras a se tornarem universais, pois eram aceitas e cambiadas na maior parte dos mercados asiáticos e europeus.
·         Em seu auge, chegou a ter mais de 34,5 milhões de habitantes.
·         Sua economia era diversificada e abrangia atividade agrícola, comércio e manufaturas. O comércio era muito superior ao do ocidente.
A Queda de Constantinopla
queda da Constantinopla foi o evento que marcou o fim da Idade Média na Europa e que acabou com o último vestígio do Império Bizantino. Após 1261, quando voltou a ser a capital dos bizantinos, a cidade não conseguiu recuperar todo o esplendor do seu auge e começou a cair em decadência. Quase dois séculos depois (em 29 de maio de 1453), a cidade que já estava sob o cerco do Império Otomano há quase dois meses, foi oficialmente conquistada pelo sultão Maomé II – contudo, tentaram resistir, em vão. A grande muralha não impediu o avanço dos turcos. Este fato marcou a destruição final do Império Romano do Oriente e a morte de Constantino XI (último imperador bizantino).
Constantinopla foi capital do Império Otomano até o seu fim, em 1922. Em 1930, foi renomeada Istambul pela República da Turquia.
Fonte: estudopratico.com



Sociedade e Economia Açucareira no Brasil

A SOCIEDADE AÇUCAREIRA NO BRASIL
Introdução

Denominamos de sociedade açucareira aquela referente ao Ciclo do Açúcar na História do Brasil. Esta sociedade se desenvolveu, principalmente, na área litorânea do Nordeste brasileiro (regiões produtoras de açúcar) entre os séculos XVI e XVII.

Principais características da sociedade açucareira:

- Sociedade composta basicamente por três grupos sociais: senhores de engenho (aristocracia), homens livres e escravos.

- Sociedade patriarcal: poder concentrado nas mãos dos homens, principalmente, dos senhores de engenho que controlavam e determinavam a vida dos filhos, esposa e funcionários.

- Uso, nos trabalhos pesados do engenho de açúcar, de mão-de-obra escrava africana. Os escravos eram comercializados como mercadorias e sofriam com as péssimas condições de vida oferecidas por seus proprietários.

- Posição social determinada pela posse de terras, escravos e poder político.

Divisão social (grupos sociais)

- Senhores de engenho: possuíam poder social, familiar, político e econômico. A casa-grande, habitação dos senhores de engenho e sua família, era o centro deste poder. Este grupo social tinha forte influência nas Câmaras Municipais, principal pólo de poder político das cidades na época colonial.

- Homens livres: eram em sua maioria funcionários assalariados do engenho (capatazes, por exemplo), proprietários de terras sem engenho, artesãos, agregados e funcionários públicos.

- Escravos: formavam a base dos trabalhadores nos engenhos de açúcar. Tinham como origem o continente africano, sendo comercializados no Brasil. Era o grupo mais numeroso da sociedade açucareira. Em função das péssimas condições em que viviam, dos castigos físicos e da ausência de liberdade, possuíam baixa expectativa de vida (no máximo até 35, 40 anos). Resistiram à escravidão através de revoltas e fugas para a formação dos quilombos.

Crise da sociedade açucareira

A desestruturação deste modelo social começou com a crise da economia açucareira, ou seja, com a concorrência holandesa no comércio de açúcar mundial (final do século XVII).

No século XVIII, com o início do Ciclo do Ouro, a região das minas transformou-se no principal pólo de desenvolvimento econômico do Brasil. Um novo modelo social mais dinâmico passou a vigorar, porém, várias características da sociedade açucareira permaneceram ainda por muito tempo no Nordeste.
Fonte: historiadobrasil.net
A ECONOMIA AÇUCAREIRA NO BRASIL
Introdução e contexto histórico

Na História do Brasil, a fase açucareira corresponde ao período em que a produção e exportação do açúcar foram as principais atividades econômicas. Cronologicamente, esta fase está situada entre os séculos XVII e XVIII.

Em meados do século XVI, a coroa portuguesa resolveu colonizar o Brasil e, para fixar o homem na terra e obter lucro, deu início ao processo de cultivo de cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil. O principal objetivo de Portugal era colonizar o território brasileiro, principalmente a faixa litorânea, para evitar o ataque de outros países. A região nordestina foi escolhida, pois seu solo e clima eram favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar.

Principais características da econômica açucareira

- Cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos com o objetivo de produzir açúcar para, principalmente, vender no mercado europeu.

- Uso, principalmente, de mão-de-obra escrava de origem africana. Havia também trabalhadores livres remunerados nos engenhos, porém, em menor quantidade.

- Estabelecimento dos engenhos em grandes propriedades rurais (latifúndios), que eram propriedades dos senhores de engenho.

- Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores de engenho (formação da aristocracia rural).

- Transporte e comercialização do açúcar no mercado europeu realizados pelos holandeses.

- Neste período, o tráfico negreiro também gerou elevados lucros para os comerciantes de escravos. Esta atividade também era fonte de renda, através de impostos, da coroa portuguesa.

- Sistema econômico da colônia definido e fiscalizado pela Coroa Portuguesa.

- Existência do Pacto Colônia, fazendo que todo comércio da colônia fosse praticado somente com a Metrópole (Portugal). Desta forma, os produtos manufaturados não eram produzidos no Brasil, mas sim importados da metrópole.

Crise da economia açucareira

A crise da economia açucareira teve início no Brasil em meados do século XVII, quando os holandeses foram expulsos do Nordeste e passaram a cultivar e produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas. O produto holandês ganhou grande espaço no mercado europeu, deixando o açúcar brasileiro para trás. Portanto, essa concorrência fez com que o cultivo e produção de açúcar no Brasil diminuísse significativamente. Em meados do século XVIII, as atenções se voltam para a região das Minas Gerais (exploração de ouro), colocando de vez a economia açucareira em segundo plano.

Fonte:historiadobrasil.net